Roteiro de fim de semana em Campos do Jordão
H

á algum tempo o Léo precisou ir para São Paula fazer 2 cursos marcados para semanas consecutivas e nós – obviamente – aproveitamos para passear nos dias entre um curso e outro. Como fomos de carro até SP, seria uma ótima oportunidade para passarmos um fim de semana em Campos do Jordão.
A ideia era conhecer um pouco da cidade, mas principalmente queríamos descansar sem preocupação com horários ou visitar todos os pontos turísticos.
Ficamos hospedados numa pousada super charmosa e confortável, perto do centrinho da cidade, que tornou nossa viagem ainda melhor.
Estivemos por lá em maio, no final de semana do dia das mães, por isso pegamos um friozinho gostoso, mas bastante movimento na cidade.

Centro da cidade de Campos do Jordão, com prédios em frente a um lago

Dia 01 (Sábado)

Chegada e almoço

Chegamos no início da tarde em Campos do Jordão, então fomos direto ao hotel para fazer check in e deixarmos o carro. Em seguida saímos à pé em busca do almoço de sábado e, depois que olhamos alguns restaurantes pelo centrinho, optamos pela feijoada do Cantinho da Serra. O custo x benefício parecia interessante e decidimos arriscar.

A feijoada em si era servida em uma panela de barro e cada um de nós recebeu um prato feito com bisteca, couve, torresmo, arroz, farofa e laranja. Bem servido, bem completo e, o principal, tudo muito gostoso. O ponto fraco do local é o atendimento que estava um pouco demorado, mas tirando isso, é uma ótima opção, já que a demora não foi tão ruim assim com a música ao vivo ótima que estava rolando por lá.

Tour na cervejaria Baden Baden

Nossa próxima parada era a cervejaria Baden Baden, onde havíamos reservado um tour, por isso voltamos até o hotel para pegar o carro e seguimos até a cervejaria.

As visitas guiadas são feitas de hora em hora e tem um número máximo de participantes, por isso deve ser reservada pelo telefone com antecedência.

Como eu já tinha esse agendamento, chegamos à recepção com 15 minutos de antecedência (como eles pedem), nos identificamos e pagamos o valor do tour de R$30 por pessoa. Depois foi só aguardar o horário para começar a conhecer a cervejaria.

A visita

A visita dura cerca de 30 minutos, onde ouvimos um pouco da história da marca e como é feita a bebida, além de serem mostrados os principais ingredientes da receita, como lúpulo e cevada, podendo ser experimentados in natura.

Ao final acontece uma degustação em que cada participante pode beber 2 copos de cerveja, escolhendo um dos tipos disponíveis no dia. Como não gosto de cerveja, o Léo acabou tomando 3 e demos uma para outra pessoa que fazia o tour. Além disso, ganhamos um copo da marca como lembrança.

Nem preciso dizer que a saída do tour é na loja de fábrica, onde são vendidos todos os tipos de souvenirs com a marca da Baden Baden e todas as variedades de cerveja produzidas ali.

Posso falar a verdade? Achei um pouco fraco o tour, o espaço é pequeno e não tem nada demais, então pra mim – que nem sequer gosto de cerveja – não foi muito interessante, já o Léo achou que o ponto alto foi a degustação mesmo. Em resumo, achamos que o passeio é simples e uma boa opção para um dia de chuva, por exemplo, mas não é imperdível.

Importante dizer que só maiores de 18 anos podem participar, mesmo que o menor esteja acompanhado.

Centrinho e pastelaria famosa

Saímos da Baden Baden e fomos novamente deixar o carro no hotel antes de irmos dar uma volta a pé para finalmente conhecer o Capivari, famoso centrinho de Campos do Jordão.

Fomos parando nas lojas do caminho, descobrindo os restaurantes, experimentando chocolates e tomando quentão nos quiosques espalhados por ali. É o tipo de passeio que eu amo, um dolce far niente delicioso.

Como havíamos almoçado tarde e muito bem, além de termos degustado várias coisas no caminho, aproveitamos para apenas comer pastel no famoso/point dos famosos Pastelão do Maluf. O lugar é bem simples, com poucas mesas e alguma fila, mas gostamos bastante pelo recheio caprichado e massa sequinha.

Encerramos a noite caminhando de volta ao hotel com direito a uma parada para comprar chocolates.

Prato de feijoada
Sala de degustação da Fábrica da Baden Baden
Recheio de pastel do Pastelão do Maluf em Campos do Jordão

Dia 2 (Domingo)

Horto Florestal e Cara de Malte

Depois que aproveitamos o café ótimo no hotel, começamos nosso dia no Horto Florestal, indo de carro até lá.

O lugar é lindo e super convidativo, por isso diversos hotéis vendem o serviço de “cesta de picnic” para que você possa aproveitar o dia ao ar livre no parque. Por lá ainda tem trilhas, bosque com macaquinhos e toda uma área de lazer super propícia para passeios em família.

Do Horto Florestal seguimos explorando a região de carro e acabamos conhecendo por acaso a cervejaria Caras de Malte, um restaurante e microcervejaria com ambiente gostoso que chamou atenção. Paramos para almoçar, escolhendo as opções de petiscos da casa e o Léo experimentou a cerveja local, que fez sucesso.

Nossa não visita no borboletário

Em seguida fomos até o borboletário, mas decidimos não entrar por acharmos o valor do ingresso um pouco abusivo para o oferecido: o custo da entrada é de R$40 e ao chegar no borboletário você deve assistir um vídeo de 12 minutos com explicações sobre o tema, depois disso você pode andar um pouco no jardim que abriga algumas poucas borboletas, de poucas espécies e se o dia não estiver ensolarado (era o caso) as chances de ver as borboletas são ainda menores.

Além disso, quanto mais viajamos, mais nos tornamos contrários ao turismo com animais. O borboletário, por mais que haja um viés de preservação das espécies,  não deixa de ser turismo animal.

Jantando fondue em Campos do Jordão

Voltamos ao hotel e só saímos mais tarde para jantar no Capivari. Nossa ideia inicial era conhecer a choperia da Baden Baden, mas ficamos na fila por meia hora, e quase não evoluímos. Por isso, desistimos da choperia e fomos escolher restaurante de fondue porque a noite fria pedia.

Escolhemos um lugar com música ao vivo pertinho da choperia e ficamos por ali mesmo comendo a sequência tradicional de fondue de queijo e de carne, com fondue de chocolate de sobremesa. Aqui um detalhe para quem é do sul: o fondue de carne não é na raclete (aquela chapa quente que vemos nos restaurantes)! Vem à mesa uma panelinha de fondue igual à de queijo, só que cheia de óleo quente para fritar as carnes.

Encerramos a noite ali mesmo e voltamos ao hotel precisando de banho por causa do cheiro forte, pois infelizmente comer fondue tem esse efeito colateral.

Macaco em árvore no parque Horto Florestal em Campos do Jordão
Capivari, centro comercial e turístico de Campos do Jordão

Dia 3 (Segunda-feira)

Chocolate Araucária

Acordamos um pouquinho mais tarde (não que eu precise de incentivo para dormir, mas o friozinho da serra é convidativo para isso). Tomamos um café caprichado no hotel e fizemos o check out, seguindo já com as malas para passear um pouco mais na cidade.

Começamos no Chocolate Araucária, uma fábrica e loja que montou um pequeno museu do chocolate, onde conta um pouco da história e do processo produtivo.

O lugar é bem simples, em 15 minutos vimos tudo e compramos chocolates, que são bem gostosos.

Os horários do Palácio Boa Vista

Antes de seguir a viagem de volta paramos no Palácio Boa Vista, que já foi residência oficial do governo do Estado de São Paulo e agora tornou-se museu.

O problema é que chegamos lá 12h30 e o horário de funcionamento é das 10h às 12h e das 14h às 17h, por isso acabamos não entrando no palácio.

Ainda assim achamos o lugar lindo, a área externa e a vista que se tem já valeram a parada.

Só que como não conseguimos fazer o passeio no palácio, já seguimos viagem para São Paulo descansados e prontos para mais uma semana de curso e trabalho na cidade.

Outros passeios em Campos do Jordão

Como eu contei lá no início (e você deve ter percebido pelo nosso roteiro), o principal objetivo era relaxar e acabamos fazendo poucos passeios e pontos turísticos. Por isso vou deixar o link do TripAdvisor com uma listinha de outros pontos que você pode visitar na cidade e as avaliações reais: O que fazer em Campos do Jordão.

Aproveitar um fim de semana em Campos do Jordão pode ser cheio de passeios ou pode ser puro descanso! 

Deixe seu comentário

  1. Rober 15 de maio de 2021 at 15:27 - Reply

    Hola, muchas gracias por compartir la info!

    hace poco he realizado un artículo sobre este encantador lugar, al cual me encantaría poder regresar… espero sea pronto!. ;)

    Cariños para ambos…