Coloquei o nome errado na passagem aérea: e agora?
A

s passagens aéreas são pessoais e intransferíveis, por isso é na hora de fazer a compra que você precisa indicar o nome e sobrenome do passageiro que fará uso dela, exatamente como estiver no documento usado para embarque.

Acontece que às vezes você compra a passagem usando o complemento automático do computador, emite a passagem às pressas ou até mesmo esbarra em uma tecla e acaba colocando o nome errado na passagem aérea.

Acredite, já passei por isso e fiquei apavorada. Comprei as passagens promocionais para NY, no susto e fazendo tudo muito rápido com medo de perder a oportunidade (promobug é assim!). Só depois que recebi o e-mail de confirmação é que eu me dei conta que coloquei o nome errado na passagem aérea: inverti duas letras no meu nome.

Passado o pânico, comecei a ir atrás para resolver e foi muito mais simples do que eu imaginei, mas também descobri que poderia ter um final bem mais dramático se não fossem apenas duas letrinhas.

O que diz a ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, estabeleceu na resolução nº 400/2016 que o passageiro pode requerer a correção de erros na grafia do nome ou do sobrenome junto às empresas aéreas.

Um detalhe muito importante é que essa alteração não pode ser cobrada do passageiro, exceto nos voos internacionais que envolvam companhias diferentes.

Art. 8º O erro no preenchimento do nome, sobrenome ou agnome do passageiro deverá ser corrigido pelo transportador sem ônus ao passageiro.
§1º Caberá ao passageiro solicitar a correção até o momento do check-in.
§2º No caso de voo internacional que envolva operadores diferentes (interline), os custos da correção podem ser repassados ao passageiro

Esse segundo parágrafo quer dizer que se o voo tem escalas que envolvam múltiplas companhia aérea mesmo que em um único localizador, a alteração pode ser cobrada.

Por exemplo, você comprou uma passagem do de São Paulo para Tóquio, sendo que o trecho Brasil-EUA faz com uma companhia e EUA-Japão com outra companhia. Nesse caso, você vai receber um único localizador, mas viajará com companhias diferentes.

Mesmo com essa resolução, nem sempre as companhias aéreas resolvem de com boa vontade os erros de digitação e pode ser que você precise brigar um pouquinho.

Coloquei o nome errado na passagem aérea, como eu resolvo?

Antes de entrar em pânico, procure a companhia aérea através do canal mais direto que ela disponibilize.

Meu meio preferido e que a maioria das companhias disponibiliza são os chats: você tem alguém te respondendo em tempo real, mas com tudo registrado. Ah,  salve a conversa com prints da tela.

Caso não haja chat, procure o e-mail da companhia e, do mesmo jeito, faça contato por telefone. Assim, você se resguarda com o e-mail e também ter uma resposta rápida (por telefone), dessa forma caso haja alguma providência mais demorada você consegue se antecipar.

Computador 01

Sempre envie junto uma cópia digital do seu documento de identidade (RG ou Passaporte, conforme a exigência de documento de embarque). Isso porque é através dele que você vai comprovar qual o erro a ser corrigido e evitar novas falhas.

No meu caso, enviei um e-mail informando número da reserva e apontando bem destacado qual era o erro (pode copiar à vontade) e anexei a foto do meu passaporte:

Boa tarde, solicito a correção do meu nome no bilhete emitido na reserva Bilhete nº: 23025506XXXXX.
Consta FABIOLA FRANCESSCA FUCK VALLE quando deveria constar FABIOLA FRANCCESCA FUCK VALLE.
Em anexo o meu passaporte para verificação.
Obrigada desde já.

DICA!

Coloque no buscador do Google os termos “reclame aqui”, nome, correção (tente também com corrigir) e o nome da companhia aérea. Se houver algum caminho mais rápido ou direto para resolver, há grandes chances de localizar por ali.

Quando precisei fazer a correção na minha passagem fiz a busca “reclame aqui’ correção nome “copa airlines” e descobri o e-mail direto do setor que realiza a correção (escalationport@copaair.com). Enviei uma mensagem e quando fui para o chat fazer a solicitação já estava correndo o prazo que eles pedem para realizar a alteração.

Como preencher o nome na emissão da passagem?

Na hora de emitir a passagem você precisa sempre colocar seu nome completo exatamente como está no documento. Dessa forma, caso tenha um agnome (Junior, Filho, Neto…) você deve preencher o sobrenome com agnome (Silva Neto) e se tiver dois nomes, o “nome do meio” precisa ser preenchido também no campo do nome.

A melhor forma de não ter problemas na emissão da passagem, além de ter cuidado ao preencher, é escrever exatamente como está no passaporte. Assim, você garante que não colocou o nome errado na passagem aérea.

Olha o meu caso: meu nome é Fabíola, mas tenho o Franccesca, que eu nunca uso, como nome do meio, meu sobrenome de solteira é Fuck e de casada é Valle.

Na hora de comprar passagem e preencher formulários de visto ou imigração eu coloco no campo nome “Fabíola Franccesca” e no campo sobrenome “Fuck Valle” , pois é exatamente assim que consta no meu passaporte.

Espero que você consiga resolver seu problema e fazer uma viagem incrível!

Acompanhe nas redes sociais
Nuvem de tags

Leave A Comment

Vai viajar?

Reservando através dos nossos links, assim nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Dessa forma, você tem os melhores serviços, preços e condições especiais, além de ajudar a gente a seguir viagem.
  • Não viaje sem seguro! Faça sua cotação com a Seguros Promo e contrate o melhor seguro com o menor preço. Ganhe desconto adicional de 5% com o cupom FABIVALLE5

  • Reserve seu hotel com os melhores preços e vantagens através do Booking.com
  • Prefere casa ou apartamento? Ganhe até R$179 de desconto em sua primeira reserva no Airbnb
  • Compre ingressos e passeios com o GetYourGuide. Assim, você evita filas e garante os melhores preços.

  • Aluguel de carro em qualquer lugar do mundo, em até 10x no cartão e, além disso, sem IOF. Compare ofertas das melhores locadoras através do buscador RentCars.

  • Compre seu chip de celular no Brasil e Viaje Conectado.